Iniciando na Programação: Algoritmos - parte 03
🚩No post anterior, Algoritmos - parte 02, falamos sobre estruturas de decisão e repetição, de maneira bem objetiva, agora vamos explorar um pouco mais outras estruturas, como: arrays e funções.
Acredite de uma forma ou outra você vai usar isso na sua carreira como DEV, não importa a linguagem que deseja escolher.
Arrays.
Um array, em termos práticos, é uma estrutura de dados que permite armazenar múltiplos valores em uma única variável, assim podemos criar uma espécie de lista (vamos falar de lista mais pra frente), para armazenar e juntar uma "coleção" de itens.
Na figura acima temos um exemplo, criamos um array (lista), que está armazenando os itens Leite, Pão, Ovos, Café; do tipo texto (string), dessa forma temos todos os itens em apenas uma variável que no caso é denominado como compras, e podemos acessar o dado dentro do array, utilizando o índice correspondente, que começa em zero contando da esquerda para direita, ou seja para acessar o primeiro item, precisamos utilizar o índice 0 (todo array começa por zero, guarde isso, pois independe de linguagem de programação), logo se quisermos exibir apenas Leite, vamos acessar utilizando: compras[0]; onde compras é a variável que está aguardando os valores, e 0 é o índice que corresponde ao item Leite. No exemplo ainda segue utilizando um loop (laço de repetição) para que seja exibido todos os itens dentro do array.
Funções.
Durante a construção do nosso programa, vamos nos deparar com muito problemas semelhantes que podemos resolver com a mesma solução, assim podemos definir funções como blocos de código que realizam uma tarefa especifica e podem ser reutilizados varias vezes; isso ajuda a tornar o código mais modular, fácil de entender e manter, diminuído o tempo e facilitando a manutenção.
Na imagem do exemplo é possível observar a função soma, que recebe dois números, e devolve o resultado da soma entre os dois. Uma função basicamente vai ter uma assinatura, formada por pelo nome da função, nesse caso soma, parâmetros, que são os argumentos esperados receber, no caso do exemplo, os dois argumentos esperados seriam dois números, e o corpo da função, onde será feito alguma operação como processamento, calculo, atribuição e etc; uma função pode ou não ter um retorno, que seria a devolução do valor processado pela função, no caso do exemplo, seria o resultado do calculo da soma entre os dois números.
Ainda sobre o exemplo, definimos uma função soma que recebe dois parâmetro ('a' e 'b') e retorna a soma deles, logo abaixo, chamamos a função, passando para ela os valores 5 e 3, e exibimos o resultado.
Funções podem ser usadas para qualquer tarefa repetitiva, mas podem ser muito mais complexas que nosso exemplo, vamos falar mais sobre, lá na frente da jornada.
Funções também podem retornar valores complexos, e receber múltiplos parâmetros, veja o exemplo:
Aqui a função 'calcularArea' recebe a largura e altura de um retângulo e retorna sua área. Funções como essa são bem úteis para encapsular a logica, que pode ser reutilizada em diferentes partes e momentos do seu programa.
-----
Não se engane, compreender sobre funções e arrays, é fundamental para sua carreira de DEV, é um ponto comum na linguagens de programação do mercado, são conceitos que permitem organizar e manipular dados de maneira eficaz, organizada, modular e reutilizável.
Bom acho que agora podemos começar com uma linguagem de programação e começar a codar, no próximo post, vamos para pratica, utilizando Java, e programando.
⛳Próximo post





Comentários
Postar um comentário